quinta-feira, 21 de maio de 2015

PROJETO COMPOSTAGEM NA ESCOLA

ESCOLA ESTADUAL SILO VARGAS BATISTA – DISTRITO DE MORUMBI.



PROJETO COMPOSTAGEM
NA ESCOLA



Elaboradora: Ana Lúcia Guedes Baptista

Executantes: Ana Lúcia Guedes Baptista
                    Dercival Gomes Dos santos
 Marcos Amaral de Paula



PROJETO INTERDISCIPLINAR: Entre Ciências, Geografia e Eixos Temáticos – TVT.















Distrito de Morumbi/MS
2015
Qual o destino do lixo produzido na escola? E o orgânico?


         JUSTIFICATIVA
         Sabemos que o lixo é um dos grandes problemas ambientais em nossos dias. Pensando nisso, o projeto da composteira nos permite diminuir a quantidade de lixo produzido na escola. Além de trabalhar no dia a dia da escola a consciência ambiental.

         OBJETIVO GERAL
         Promover na escola um processo de separação do lixo orgânico e posteriormente a compostagem desses resíduos.

         OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·        Reconhecer as formas de reciclagem e reaproveitamento do lixo orgânico doméstico.
·        Compreender as diferenças entre o lixo orgânico e inorgânico.
·        Reconhecer o potencial orgânico dos restos de alimentos descartados.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS

·        Diferenças entre lixo orgânico e inorgânico.
·        Potencial orgânico dos restos de alimentos descartados.


METODOLOGIA

1º      Exposição teórica:

         Será trabalhado o tema nas aulas de Eixos Temáticos – TVT sobre o problema do lixo, suas separações e destino. Em seguida, introduziremos o tema compostagem: conceitos, funcionamento e construção.
         Nas aulas de ciências poderá ser trabalhado como ocorre o processo de decomposição e a importância dos decompositores (fungos e bactérias) na reciclagem da matéria orgânica.

2º      Local:
         Para a realização do projeto, a direção da escola terá que disponibilizar um local de fácil acesso na horta da escola.

3º      Construção da composteira:
         Os estudantes deverão estar presentes no momento da construção da composteira.

4º      Separação do lixo:
         Nesta etapa, os estudantes juntamente com a professora deverão caracterizar o lixo gerado na cantina da escola. Geralmente os lixos de nossas escolas são constituídos de embalagens de plástico, papéis, enlatados, cascas de frutas, cascas de verduras, cascas de ovos restos de comidas e borras de café.

5º      Reuniões:
         Com os funcionários responsáveis pela cozinha da escola para explicar a respeito da compostagem e da sua importância para o meio ambiente para que eles auxiliem no projeto.
         Sendo assim, o lixo na cozinha deve ser separado diariamente e as cascas de frutas e legumes, restos de verduras, cascas de ovos, restos de comida e borras de café serão enviados para a compostagem e misturados com material seco como grama, folhas e arbustos secos que deverão ser coletados no jardim da escola por um funcionário ou pelos próprios estudantes.
         Durante um período de seis meses, os estudantes das turmas envolvidas no projeto visitarão a composteira uma vez por semana e observarão o que está acontecendo. Nesta etapa eles devem perceber a ação dos microorganismos na decomposição da matéria orgânica, tema estudado dentro da sala de aula e que agora aprenderão na prática. Eles também devem observar a temperatura, a umidade e ao aspecto do composto.
         Os estudantes, juntamente com um funcionário da escola e sob a supervisão da professora responsável pelo projeto deverão se alternar no revolvimento do material. O revolvimento tem por finalidade remover o excesso de gás carbônico, introduzindo ar atmosférico rico em oxigênio, o qual é consumido pelos microorganismos presentes no composto. Os estudantes deverão intercalar sempre material seco (folhas, galhos secos, e serragens) com materiais úmidos (lixo orgânico proveniente da cozinha), esterco e terra.
         Neste momento deve ser         recordado aos estudantes a importância desse material seco e terra para neutralizar o odor da composição, que poderia perturbar as salas de aulas. Este procedimento tem por finalidade também espantar as moscas e animais que poderiam revirar o resíduo em busca de comida. Deve ser verificada periodicamente também a umidade. Para isso, os estudantes devem apertar um pouco o material na mão. Durante as visitas, deve ser recorado o que os estudantes ouviram na sala de aula: as discussões sobre degradação ambiental, o desperdício, os problemas decorrentes de uma má disposição do lixo nas cidades e ação dos microorganismos, (fungos e bactérias) na decomposição dos materiais, assunto esse discutido nas aulas de Ciências e Eixos Temáticos – TVT.
         Após seis meses, o composto já pronto e poderá ser utilizado como adubo na horta da escola. Como resultado da compostagem são gerados dois importantes componentes: sais minerais que contém nutrientes para as raízes das plantas e húmus, cuja aplicabilidade consiste em melhorar as propriedades físicas, químicas e biológicas do solo.
         A produção da horta será utilizada na merenda dos estudantes. Assim os estudantes poderão observar na prática os benefícios do projeto de compostagem.

MATERIAIS PARA A CONSTRUÇÃO DA COMPOSTEIRA
Cimento;

Lajota;

Areia;

Cal.

         CRONOGRAMA
Data
Etapa
Descrição
01/04/2015
Apresentação do Projeto e levantamento de conhecimentos prévios.
08/04/2015
Reconhecimento do local da composteira.
29/04/2015
Construção da Composteira.
06/05/2015

Primeira mistura na composteira
20/05/2015

Segunda mistura na composteira
06/05/2015

Terceira mistura na composteira

     
         AVALIAÇÃO
         A avaliação da aprendizagem deve ser realizada de maneira contínua, sistemática e integral durante todo o processo de ensino e aprendizagem. No processo de avaliação deverá ser observado o comportamento dos estudantes em seus domínios cognitivos.
       Na avaliação deste projeto deverá ser priorizada, além do conhecimento, a atenção, o interesse, a habilidade, a responsabilidade, a participação, a pontualidade e assiduidade na realização das tarefas.



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