terça-feira, 29 de novembro de 2016

Objeto de aprendizagem

Objeto de aprendizagem

Equipe: Dercival Gomes dos Santos; Marcos Amaral de Paula; Rosangela Aparecida Portela; Ivania Cozer bevilacqua.
                                   
ü Título: Simulação da herança de algumas características humanas
ü Duração: 2 horas aulas
                                                                      
ü Objetivos:
- Relacionar o genótipo com a expressão gênica;
- Compreender a diferença entre dominância e ausência de dominância;
- Realizar cruzamentos pelo diagrama de Punnet
- Resolver heredogramas

ü Conteúdos:
- Genótipo e fenótipo
- Dominância e codominância
- Quadro de Punnet
- Heredograma

ü Metodologias:
Aula expositiva dialogada.

ü Recursos didáticos:
Atividade: Simulando a transmissão de algumas caraterísticas humanas, com bonecos representando as características (Desenhos de olhos, sobrancelhas, bocas, orelhas, nariz, tipo de cabelos, formatos de rosto, tesouras, colas); folha de exercícios: quadro de Punnet e heredogramas.

ü Desenvolvimento:
A atividade será iniciada relembrando os conceitos passados sobre genética, após haverá uma explicação sobre como será realizada a atividade, na qual os alunos serão separados em duplas.
A atividade consiste em sortear as características do filho ou filha de um casal hipotético, e marcar essas características na folha da atividade. Em seguida, os alunos terão que recortar na folha com os desenhos a característica correspondente à característica sorteada, colando-a devidamente sobre a ilustração do contorno do rosto que já esteja sorteado.
Foram escolhidas as seguintes características humanas, consideradas, cada uma delas, como condicionada por um par de alelos: Forma do rosto: pode ser oval (genótipos QQ ou Qq) ou quadrado (genótipo qq); Tipo de cabelo: pode ser crespo (genótipo CCCC), liso (genótipo CLCL) ou ondulado (genótipo CCCL); Espessura da sobrancelha: pode ser grossa (genótipos FF ou Ff) ou fina (genótipo ff); Espaço entre os olhos: os olhos podem ser mais juntos (genótipo OJOJ), mais separados (genótipo OSOS) ou medianamente separados (genótipo OJOS); Largura do nariz: o nariz pode ser estreito (genótipo NENE), largo (genótipo NLNL) ou de largura média (genótipo NENL); Espessura dos lábios: os lábios podem ser finos (genótipo LFLF), grossos (genótipo LGLG) ou de espessura média (genótipo LFLG); Forma do lobo da orelha: o lobo pode ser livre (genótipos AA ou Aa) ou aderente (genótipo aa).
Existe também a possibilidade de sortear previamente o sexo do descendente, considerando que a mãe sempre fornece o cromossomo X e que o pai pode fornecer um cromossomo X ou cromossomo Y.
Se for o caso, depois de montado o rosto, pode-se acrescentar ao desenho características como a presença de “covinhas” em torno da boca (genótipos CC ou Cc) ou sua ausência (genótipo cc), e a presença de “furinho” no queixo (genótipos FF ou Ff) ou sua ausência (genótipo ff). Ao montar os bonecos os alunos serão orientados a escolher as características na ordem em que as apresentamos: primeiro sorteando a forma de rosto, depois de cabelo, de sobrancelhas etc. colando-as, em seguida, no local apropriado, sobre o contorno do rosto.
Na discussão da atividade cada dupla apresentará seu indivíduo como resultado do cruzamento hipotético, chegando à conclusão que existem infinitas possibilidades de características adquiridas por herança dos pais, deixar explícito aos alunos que a atividade não passa de uma simulação da herança de certas características humanas, sujeitas a grande variação de pessoa para pessoa devido à expressividade variável dos genes e relação de dominância e codominância.
Após responder as perguntas da atividade, os alunos farão uma lista de exercícios, na qual serão auxiliados na resolução de cruzamentos e heredogramas, acaso não conseguirem responder todas na aula poderão terminar em casa.

ü Atividades de fixação do conteúdo:
Será entregue aos alunos uma folha de atividade sobre a simulação, na qual terão que mostrar os resultados obtidos e responder algumas questões. Após terão que resolver uma lista de exercícios de cruzamentos e heredogramas.

ü Referências:
AMABIS, J. M.; Biologia: das populações. São Paulo: Moderna, 2004.
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. B.; Guia de apoio didático para os três volumes da obra Conceitos de biologia: objetivos de ensino, mapeamento de conceitos, sugestões e atividades. São Paulo: Moderna, 2001.

ü Anexos:

Lista de exercícios:



Atividade: Simulando a transmissão de algumas características humanas
CARACTERÍSTICA
FENÓTIPO
GENÓTIPO
GENÓTIPO DA MÃE
GENÓTIPO DO PAI

SEXO
FEMININO
XX
XX
XY
MASCULINO
XY
FORMA DO ROSTO
ROSTO OVAL
QQ/Qq
QQ
qq
ROSTO QUADRADO
qq
ESPESSURA DOS LÁBIOS
LÁBIOS GROSSOS
LgLg



LfLg


LfLg
L. FINOS
LfLf
L. ESPESSURA MÉDIA
LfLg
FORMATO DO NARIZ
CURVO
RR/Rr
rr
rr
RETO
rr
FORMATO DOS OLHOS
AMENDOADO
AA/Aa
Aa
AA
ARREDONDADO
aa
ESPESSURA DA SOBRANCELHA
GROSSA
FF/Ff
FF
FF
FINA
ff
FORMA DO LOBO DA ORELHA
LOBO LIVRE
AA/Aa
Aa
Aa
LOBO ADERENTE
aa

Esquematizando o cruzamento entre esse casal, RESPONDA:
1) Qual o genótipo e o fenótipo do(a) filho(a) em relação a todas as características citadas?
Caracteres
GENÓTIPO
FENÓTIPO

Caracteres
GENÓTIPO
FENÓTIPO
Sexo



Formato dos olhos


Forma do rosto



Espessura da sobrancelha


Espessura dos lábios



Forma do lóbulo da orelha


Formato do nariz







2)      O filho pode ter: rosto quadrado; lábios finos, grossos ou com espessura média; formato do nariz curvo; formato dos olhos arredondados; espessura da sobrancelha fina; lóbulo da orelha livre ou aderente? Por quê?
3)      Em relação à característica formato do lóbulo da orelha, um casal, ambos com lóbulo livre da orelha, tiveram dois filhos: um com o lóbulo livre e outro com o lóbulo aderente. Qual é o genótipo e o fenótipo dos pais?

X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Y
Y
Q
Q
Q
Q
X
X
q
q
q
q
Y
Y
Lf
Lf
Q
Q
Q
Q
Lf
Lf
q
q
q
q
r
Lf
Lg
Lg
Lg
Lg
r
Lf
Lg
Lg
Lg
Lg
A
A
A
A
A
Lf
A
A
A
A
Lf
Lf
F
F
F
a
A
a
F
F
A
A
A
A
A
F
F
F
F
F
A
F
F
F
F
F
A
A
A
a
A
a
A
A
A
a
a
F
r
r
r
r
R
a



a
a
r
r
r




r
r
r
r
r
r



X
X
X
X
X
X
X
X
X
X
Y
Y
Q
Q
Q
Q
X
X
q
q
q
q
Y
Y
Lf
Lf
Q
Q
Q
Q
Lf
Lf
q
q
q
q
r
Lf
Lg
Lg
Lg
Lg
r
Lf
Lg
Lg
Lg
Lg
A
A
A
A
A
Lf
A
A
A
A
Lf
Lf
F
F
F
a
A
a
F
F
A
A
A
A
A
F
F
F
F
F
A
F
F
F
F
F
A
A
A
a
A
a
A
A
A
a
a
F
r
r
r
r
R
a



a
a
r
r
r




r
r
r
r
r
r


Capturar,Capturar2

Nenhum comentário:

Postar um comentário