sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Caco

PROJETO DE PLURALIDADE CULTURAL

Tema: Caco
Duração do Projeto: 3 meses.
Turma:  8° Ano, 9° Ano Ensino Fundamental  e  1° Ano, 2° Ano e 3° Ano do Ensino Médio.
Turno: Noturno
Disciplinas: Todas.
Professores: Todos do Ensino Noturno.
Diretor:  Antonio Pinho
Coordenadora Pedagógica:  Angela Floridelma Chaves Cabreira
Conteúdos: Bullying, uso de drogas e bebidas alcoólicas.
INTRODUÇÃO
“Juntando os Cacos” é o nome do novo projeto educacional, desenvolvido pela Editora Alvorada em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SED) e que deve ser aplicado à todas as escolas da rede estadual de Mato Grosso do Sul. O projeto visa melhorar o diálogo nas escolas e diminuir problemáticas, como a violência e a discriminação.
Assim como o “Tosco em Ação”, o “Juntando os Cacos” tem como base um livro, o Caco, também de autoria de Gilberto Mattje. O objetivo é dar continuidade a uma discussão aberta nas escolas e tratar temas recorrentes na vida dos estudantes de uma maneira mais próxima e eficaz. Para o autor do livro, “Caco” é um garoto compulsivo em vários aspectos e isso possibilita a conversa com os alunos, a partir do momento em que eles se identificarão com a história que é baseada na realidade social do brasileiro.
JUSTIFICATIVA
O livro permite trabalhar temas tais como: preconceito, homofobia, novas estruturas familiares e não podemos deixar de falar do uso de substâncias psicoativas. O grande objetivo desse projeto é desenvolver um lócus de percepção de autocontrole para que o aluno seja protagonista de sua história, com esperança e alegria, explica Mattje.
No livro, o personagem Caco busca soluções duvidosas para resolver seus problemas de adolescente. Com o psicológico abalado, Caco enfrenta dificuldades, mas também encontra a compreensão em uma pessoa, o Tosco, que agora é diretor da escola.
 OBJETIVO DO PROJETO
·        Promover o esclarecimento sobre o Bullying e os danos físicos e morais que podem causar às vítimas dessa prática.
·        Estimular debates quanto à prática do Bullying, sobretudo às pessoas que fazem parte de grupos minoritários.
·        Apresentar as diferenças entre tolerância e aceitação.
METODOLOGIA
O projeto privilegiará a realização de atividades interdisciplinares, nas quais o educadores irão mediar o processo de ensino-aprendizagem, fornecendo aos estudantes ferramentas e orientações por meio dos seguintes métodos: roda de discussões, exposição oral, dinâmica de grupos, seminários, teatro, leitura e interpretação de texto, composição da letra da música Caco, feita pelo aluno do 3° Ano do Ensino Médio Ednelson Garcia e ensaiada com os alunos para o encerramento do teatro e, assim, o encerramento do projeto.
CRONOGRAMA
 Setembro – entrega dos livros aos estudantes e professores para o conhecimento da obra.
Outubro – demais atividades.
Novembro – ensaio e encerramento do projeto com teatro e a música envolvendo todos os estudantes e professores do ensino noturno.
AVALIAÇÃO
Os estudantes serão avaliados através de sua participação e interesse durante  a apresentação das atividades realizadas.





MÚSICA: CACO
Na segunda feira
Sentado na frente da TV
Jogando vídeo game pra esquecer

E por causa disso
Sofro bullying e sou assim
Sou Caco e tudo em cacos deixo sim.

Pré: Refrão
Eu sei: quando eu chegar na escola vão dizer
Já sei: Vão me chamar de Caco, Eu vou dizer
Minha solidão ..., minha solidão

Refrão
Vivo a minha vida em paz, trancando no
Meu quarto e mais, Eu não tinha jeito sim.
Até eu encontrar a Ceci

E não importo mais, eu não quero mais sofrer
 Vou mostrar que sou capaz
Viver a vida em vão (não é viver)

Compositor: Edinelson Garcia
Aluno do 3º do Ensino Médio.