Meio ambiente – Ecossistemas e
biodiversidade
Iniciei a aula
explicando aos alunos o que é um ecossistema e os componentes que encontramos
neles. Expliquei ainda o que são os componentes bióticos e abióticos e a
importância de cada um deles. Em outra aula, expliquei sobre a experiência que
faríamos, ou seja, a construção de um “Ecossistema em miniatura”. Passei a
lista do material necessário e marcamos para a aula seguinte. Na aula seguinte,
já com todo o material necessário em mãos, dividi a turma em duplas e expliquei
como seria o trabalho:
- Primeiramente,
colocamos uma camada de areia branca, em seguida, uma camada de terra de jardim.
Também colocamos alguns animaizinhos de jardim, como minhocas e besourinhos.
Logo após, colocamos a mudinha de grama com raiz e molhamos com um pouco de
água. Então, lacramos o litro com fita adesiva e etiquetamos com nome e data, e
deixamos expostos na sala de aula para observarmos por 30 dias.
- Após concluirmos a
construção do terrário, fizemos os seguintes registros no caderno: “O que você
acha que vai acontecer com a planta?”; Alguns alunos disseram que a planta iria
morrer, pois não tinha nenhuma entrada de ar e nem receberia água. Outros
alunos concluíram que a planta sobreviveria mesmo não tendo entrada de ar e
água.
- Quando encerramos o
trabalho, após observarmos por 30 dias nosso mini-ecossistema, todos concluíram
que a planta sobreviveu, pois podia produzir seu próprio alimento.
ANEXOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário