segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bullying

Rosangela Aparecida Portela, professora do 2º Ano A, na Escola Estadual Silo Vargas Batista, trabalhou com a turma o conteúdo Bullying. Explicou aos estudantes que o bullying é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados.
É uma situação caracterizada por atos agressivos verbais ou físicos de maneira repetitiva por parte de um ou mais alunos contra um ou mais colegas.
Após a explicação foi trabalhada a atividade abaixo, com os estudantes.


quarta-feira, 17 de julho de 2013

Semana Nacional do Trânsito

Escola Estadual Silo Vargas Batista
Professora: Lílian Carla Barbosa Ribeiro
Turma: 1º Ano
Turno: Vespertino

Projeto sobre o Trânsito
Objetivos
Dar um enfoque atualizado sobre o tema.
Desenvolver o senso crítico do(a) aluno(a), levando-o(a) a questionar a realidade em que vive.
Dar uma interpretação crítica aos fatos.

Desenvolvimento
Irei utilizar um pequeno texto informativo o qual passarei no quadro e os estudantes deverão copiá-lo no caderno de ciências. Em seguida, iremos debater o tema. E para finalizar, iremos confeccionar um painel para ser exposto em sala de aula.

Observação:
Desenhar um semáforo grande.
Materiais: papel pardo e laminado.

Fonte: “Bom tempo” Estudos Sociais. Marilze Lopes Peixoto. Stella Maria Zattar.



Relatório sobre o Trânsito

Rosangela Aparecida Portela, professora do 2º Ano A do Ensino Fundamental, na Escola Estadual Silo Vargas Batista, trabalhou com a turma o conteúdo “Trânsito”.
Explicou aos estudantes que o trânsito é o espaço onde acontece o movimento de pessoas, de veículos de animais. E, que pode ser também em ruas e estradas. O trânsito é um espaço coletivo, ou seja é um local onde as pessoas podem conviver e se comunicar. No trânsito, todos têm direitos e deveres e que também existem regras e leis para que não aconteçam acidentes.
Após a explicação, foi trabalhada a atividade, que se encontra abaixo, com os estudantes para uma melhor fixação do tema abordado.



Trabalhos sobre o Trânsito da Professora Maria José.

Os estudantes do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental pintaram e coloram no caderno um desenho sobre a Semana Educativa do Trânsito onde aprenderam sobre os sinais de trânsito e o respeito à sinalização. Os estudantes do 3º, 4º e 5º Ano do Ensino Fundamental fizeram um desenho livre, onde cada um desenhou e pintou um carro, comentando sobre os cuidados que devemos ter com motoristas e pedestres.



Projeto: Jornal do Trânsito
Turma: 1º Ano do Ensino Médio
Professora: Sandra Farias

Objetivo: Levar ao conhecimento de todos o que acontece se infringirmos as leis de Trânsito.

Metodologia: Os alunos irão simular um jornal, onde os mesmos irão atuar como repórteres, entrevistando várias pessoas na rua para saber o que elas pensam sobre os acidentes, leis, álcool, direção, etc... E o que fazer para mudar a nossa realidade no trânsito.

Avaliação: Será avaliado o desempenho, projeto entregue, participação dos alunos.

Alunos participantes: Aline, Daniela, Gean, Henrique, Jefferson, Larissa, Leonardo, Lucas, Maicon e Thainara.


O Trânsito

Sinalização de Obras e Sinalização vertical e horizontal de Trânsito.

Disciplina: Geografia.

Professora: Raquel Teixeira Machado Capistrano.

Objetivo: Informar alunos condutores, ciclistas e pedestres sobre as formas de sinalização de trânsito vertical e horizontal (sinalização gestual). Preservar as condições de segurança no trânsito.

Metodologia: Será realizada a aula com explicação sobre sinalização vertical e horizontal de trânsito e também será passado um vídeo para demonstração, o qual foi copiado do site: hhtp://www.youtube.com/watc?v=4GOY3mM8G4E com duração de 10 minutos e 30 segundos.
O conteúdo será ministrado em uma das aulas de Geografia no mês de Julho de 2013.

Avaliação: Através do interesse, participação e desenvolvimento das atividades.

"Horta"

A Professora Maria José e os estudantes do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental prepararam e fizeram a limpeza dos canteiros da horta para o plantio de hortaliças.
Em seguida, plantaram mudas de alface e almeirão nos canteiros da horta.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Água

Professora: Lilian Carla.
Turma: 1º Ano do Ensino Fundamental.
Turno: Vespertino.

A professora Lilian Carla trabalhou a questão da importância da água no nosso dia a dia. Explicou aos alunos como podemos economizar a água em casa e na escola. E para finalizar o trabalho, foi confeccionado um cartaz para expor em  sala de aula.